Oiii gente bonita, como estão? 

          Com a correria do dia-a-dia eu e a Nathi estamos um pouco ausente, pedimos desculpas (os estudantes nos compreendem nessas horas hahaha), mas já estamos vendo a luz no final do semestre, então logo, logo estaremos de volta com tudo, até lá fiquem ligados no insta e face do blog que estaremos sempre postando novidades, inspirações e curiosidades!!
           Mas então, vamos embarcar na história e nos inspirar na arquitetura e design da cultura de Tiébéle? Pois então, em uma de várias páginas que eu curto no facebook vi uma imagem que me chamou bastante à atenção, eram casas com pinturas com motivos étnicos em uma mistura de cores combinadas perfeitamente com cor do barro. Vou confessar também que eu realmente adoroo estampas étnicas, podemos usá-las de diversas formas divertidas em ambientes. Então iniciei uma busca para matar minha curiosidade, gosto sempre pesquisando coisas novas, isso é perfeito na hora da criação, amoo quando eu às encontro e elas tem uma história por traz, algo imaterial, como a cultura específica de um povo. Então chega de conversa e vamos lá, quero compartilhar um pouco do achei e aprendi de vários blogs e sites.



       Localizada na fronteira-sul do Burkina-Faso com Gana, na África, a Aldeia Tiébéle tem casas com grafismos belíssimos, verdadeiras obras de arte feitas pelo seu povo. Pinturas nas fachadas de várias casas dão uma característica única a esta população e que fazem várias pessoas voltarem seus olharem e admirarem a beleza dos desenhos étnicos em uma arquitetura constituída de argila.
             Não é novidade que no território africano há muitas populações que guardam histórias e tem culturas próprias que são simplesmente maravilhosas. Mais especificamente no povoado de Tiébéle as casas são construídas de barro pelos homens e o grafismo com suas diversas formas e cores são de responsabilidade das mulheres. De tempo em tempo as pinturas são danificadas pelas ações da natureza, como a chuva e o sol, então as mulheres fazem novas pinturas. 
             Uma das coisas  mais interessantes é que cada pintura tem um significado para as famílias que habitam (desde desenhos do seu dia-a-dia, sua religião ou crenças representando a história da comunidade), e que carregam por anos a tradição da cultura Kassena. 
               Agora que já conheceram um pouco da história cultural dessa aldeia vamos as imagens (me da ibageeens!! hehehe :p piadinha sem graça), para nos inspirarmos na hora de criar um ambiente, escolher uma roupa e até mesmo na hora de uma make meio folk hahahaha. Inspirações são TUDO!! Come on!! ;D


















         As paredes são feitas cuidadosamente, cada cor é polida com pedra, uma por uma, para que não se misturem. Para finalizar elas revestem toda a parede com um verniz natural, feito de vagens de néré, que servirá para suportar as chuvas e fará que as estruturas durem mais tempo.











      Bom  o que acharam galera? São grafismos tão lindos que não é a toa que serão classificados como Patrimônio Cultural da Humanidade, ameei toda essa criatividade da cultura Kassena tem que preservar mesmo!!  Então é isso gente espero que tenham gostado e se inspirado como eu, até o próximo post.

Bjxx. Anny Mori.

Fontes: edukavita.blogspot.com.br; www.hypeness.com.br; www.vitruvius.com.br; www.dcoracao.com; bomlero.blogspot.com.br. Rita Willaert.

Sem comentários

Enviar um comentário

Croqui e Beauté - Todos os direitos reservados.

Layout por Algodão Doce Design